A Esquizofrenia é uma doença mental crônica e incapacitante que requer tratamento durante toda a vida do paciente para melhorar a sua qualidade de vida e evitar a recorrência dos sintomas. A detecção precoce e o tratamento são cruciais para a melhora do resultado.
A doença geralmente é diagnosticada no final da adolescência ou início da vida adulta.
Alguns sintomas da esquizofrenia incluem:
- Delírios
- Alucinações
- Pensamento e fala desorganizados
- Comportamento bizarro e inadequado
Os sintomas psicóticos resultam em uma desconexão com a realidade e o paciente apresenta dificuldade em entender o que é real e o que não é. Por exemplo, quando a pessoa escuta e vê coisas que não existem para mais ninguém.
Por ser um transtorno mental que afeta a percepção da realidade, a doença pode afetar diversas áreas da vida, como a pessoal, profissional e social.
Além disso, algumas pessoas com esquizofrenia podem experimentar uma diminuição da função mental (cognitiva), levando a dificuldades de atenção, raciocínio abstrato e resolução de problemas.
Os sintomas podem ser desencadeados ou agravados por eventos estressantes da vida, como perda de emprego ou fim de um relacionamento amoroso. O uso de drogas também pode desencadear ou intensificar os sintomas.